Prefeitura entrega mais de 400 certidões de imóveis para moradores do loteamento Km 2

Gabriel Marques

Prefeitura entrega mais de 400 certidões de imóveis para moradores do loteamento Km 2
Foto: Ariéli Ziegler (prefeitura)

Cerca de 430 moradores do loteamento Km 2, no Bairro Divina Providência, receberam as Concessões de Direito Real de Uso (CDRUs), neste sábado. Somada as outras iniciativas já realizadas pela prefeitura, no total, mais de 5 mil concessões foram entregues nos bairros Nova Santa Marta, Agroindustrial e Lorenzi, durante o governo do prefeito Jorge Pozzobom (PSDB).

De acordo com o secretário de Habitação, Juliano Soares, à coluna de Maurício Araújo, Santa Maria é a cidade do Estado que mais tem feito regularização. Segundo ele, nos próximos meses, o Executivo tem previsão de entregar as matrículas para mais 30 moradores do Bairro Diácono João Luiz Pozzobon, além de outras 380 para residentes do Km 3, além das vilas Jardim, Lídia e Renascença.

O documento traz segurança jurídica para que o morador possa movimentar o seu imóvel, como realizar financiamentos para amplia-lo ou reforma-lo. Passados cinco anos, o titular do documento também poderá vender o imóvel. A entrega das CDRUs dá autonomia e segurança para que os moradores, dentro da legalidade, movimentem imóvel. Em relação ao fator social, a documentação é importante documento para implantação de projetos habitacionais.

À CDN, Soares comentou que algumas pessoas constataram irregularidades nas matrículas da CDRU e foram até a secretaria de Habitação para pedir ajustes:– Alguns moradores verificaram falta do nome do cônjuge ou erros no próprio nome ou estado civil, que nós, prontamente, corrigimos – afirmou o secretário.

Conforme Soares, Santa Maria entrou no “A casa é sua” programa habitacional do governo do Estado, e aguarda retorno para que o município esteja apto. A Iniciativa faz parte do programa Avançar nas Obras e Habitação:– São mais de 1.200 pessoas na cidade que estão em déficit habitacional, e que de acordo com a disponibilidade, o município tem encaminhado a alguma moradia – explicou.

Além da entrega das CDRUs, o Executivo municipal tem realizado investimentos na infraestrutura do loteamento Km 2 e levantamento das condições sociais dos moradores. – Estamos dando dignidade para essas pessoas, auxiliando quem mais precisa. Essa CDRU é a carteira de identidade da casa. Demorou um pouco, mas o importante é que estamos entregando o sonho desses moradores aqui – disse o prefeito Jorge Pozzobom durante a entrega no sábado.

Na mesma ocasião, os proprietários dos imóveis que foram até as proximidades da Rua Inspetor Goulart, onde estava montada a estrutura coberta da Prefeitura, tiveram acesso à vacinação contra a Covid-19 e a gripe. Aproximadamente 350 pessoas se vacinaram.

Além disso, as crianças que acompanhavam os familiares ou responsáveis puderam se divertir em um pula-pula.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Mais 81 mil pessoas são imunizadas contra a gripe em Santa Maria Anterior

Mais 81 mil pessoas são imunizadas contra a gripe em Santa Maria

Toquinho se apresenta com músicas para todas as gerações no Recanto Maestro Próximo

Toquinho se apresenta com músicas para todas as gerações no Recanto Maestro

Geral